Não pode a FNAF assistir à falta de respeito a uma das suas filiadas na pessoa do seu Presidente e fechar os olhos ao acontecimento, até porque se em tempos os feirantes eram vistos como classe sem nível, arruaceiros etc. etc. isso hoje já não pode acontecer e nem nós admitimos ser tratados seja por quem for com tratamento desigual ao que utilizamos, nesse sentido ainda hoje em Assembleia Municipal em Sintra serão distribuidos a cada uma das forças políticas e aos presidentes da Assembleia e da Câmara por escrito a tomada de posição oficial, cuja cópia aqui deixamos: (As declarações levam o timbre e o carimbo da Federação)
2010 – 04 – 26 DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO
DIRECCIONADA AOS SENHORES
PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, C. M. DE SINTRA E DEPUTADOS MUNICIPAIS
Depois da tentativa frustrada de um sorteio para os feirantes a transferir de Fanares para a Tapada Nova das Mercês, no passado dia 23, cujo relato se resume ao facto de os feirantes não aceitarem o sorteio por não entenderem tratar-se de uma feira nova mas sim uma transferência, posição antecipadamente conhecida pelo Sr. Vereador responsável pelas feiras e mercados, através da Associação de Feirantes que no referido dia mediou a postura educada e civilizada dos feirantes presentes e indigitada por estes para uma vez mais apresentar as causas das suas posições. Quando o Sr. Presidente da AFDL, pediu educadamente o uso da palavra, cerca de uma centena de presentes ficaram estupefactos, quando quem coordenava os trabalhos se levantou como impulsionado por uma mola apontou o dedo na sua direcção e GRITOU: CALE-SE E SENTE-SE QUE NINGUÉM O AUTORIZOU A FALAR VAMOS PROCEDER AO SORTEIO QUEM ESTIVER DE ACORDO FICA QUEM NÃO ESTIVER PODE SAIR. (A sala ficou vazia)
Por palavras é impossível dar uma pequena mostra da arrogância usada pela pessoa em causa, tal como a falta de educação presenciada por duas centenas de olhos sem contar com as autoridades e restantes elementos da mesa. Com esta atitude, esqueceu-se o Sr. Vereador, que não estava a enxovalhar apenas a pessoa que mandou calar e sentar, estava acima de tudo a faltar ao respeito à Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa e fê-lo perante uma boa fatia de seus Associados, assim como perante a presença do Presidente da FNAF - Federação Nacional das Associações de Feirantes, que jamais poderia deixar passar em claro o enxovalho a uma instituição que já tem vinte anos de estatuto e credibilidade e que já coleccionou pela sua postura, elogios e louvores dados por pessoas de um nível muito superior ao da pessoa em causa.
Ser político não é sintoma de preponderância nem dá direito a lampejos de má educação, daí a posição oficial da FNAF, dirigida a V. Ex.as para que quem de coragem e de direito lhe faça lembrar que a C. M. de Sintra que nos merece todo o respeito, com relações bem afirmadas, tenha na vereação, alguém com posturas de há quarenta anos atrás.
A nossa exigência não é grande, apenas um pedido oficial de desculpas ou a dignidade de entregar a referida vereação a quem tenha o mínimo de experiência física da matéria.
O Presidente da FNA
José Manuel Abranja
Muito bem srº Presidente da F.n.a.f José Manuel Abranja !
ResponderEliminarDou-lhe os meus parabêns,porque o srº sabe o que diz não é como muita gente que está no poleiro e pensão que podem gritar ,ofender,faltar ao respeito,como foi o caso do srº vereador Batista Alves,para com o srºPresidente da A.F.D.L Francisco Saramago.
PS:Srºs Presintes Josè Abranja,Francisco Saramago e a todos os que colaboram com a F.N.A.F e a A.F.D.L vocês merecem todo o apoio de todos os feirantes,porque para mim são todos incansáveis,sem vocês já não avia feira de Fanares e Capela.
Um abraço a todos
Manuel,Achadapao
Caro Manuel
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário enviado, não apenas pelo envio dos parabéns, mas porque com as palavras que lemos temos melhor noção daquilo que escrevemos e é também através delas que sentimos algum reconhecimento pelo trabalho que vamos desenvolvendo
Com um abraço, José Abranja